top of page

Elegância em Tempos de Pandemia.




Os 7 códigos para se sair bem na Web, nos relacionamentos pessoais e vida social em tempos de quarentena.




Discutindo com uma amiga sobre nossa próxima LIVE, veio a mente uma série de indagações pertinentes à esse momento que estamos passando.

1. A importância do equilíbrio emocional para manutenção das boas maneiras

Três pontos importantes:

a)Empatia, colocar-se no lugar do outro, isso fará com que a sua reação diante dos desconfortos do dia a dia, seja mais prudente. Exemplo: ao sair de casa para fazer compras de alimentos, devemos entender que a gentileza e educação, mais do nunca, é prioridade para um convívio instantâneo, evitar agressões verbais e impaciência é uma delas, se você está no time dos "aborrecidos e inconformados de plantão"segue a dica: O momento que saímos de casa, é muito tenso, e por isso, as pessoas ao passo que sabem que tem que ser rápidas para resolverem suas pendências, devem entender que outros sentem-se aliviados por estarem saindo, talvez até felizes por não ficarem confinados em casa, cada um tem um pensamento, uma ordem mental, por isso a gentileza deve prevalecer, o uso das palavras, com #licença, #obrigada, #por favor, #bom dia, devem estar cada vez mais presentes, tornando a convivência mais agradável.

b) Tolerância, pensamento de ordem número 1, em sociedade, mesmo na vida doméstica a rotina foi intensificada, manter a harmonia do lar é prioridade, para poder ter um comportamento menos reativo, é em casa que os maiores testes de convivência são aplicados, nem todas as verdades devem ser ditas, muita prudência.

2.Moda. Ao sair de casa o uso das máscara é obrigatório, use esse acessório com prudência, não é hora de #ostentar, aliás, comprar máscaras caseiras de comunidades e ajudar a manter a economia dessas famílias é um fator social importante, demonstra como você está associado a sustentabilidade e bem estar do próximo, evite máscaras com strass, brilhos, grifes, pode até brincar com as estampas, mas, lembre-se, nem todo mundo está habituado, portanto usa-la no rosto de forma correta é de bom senso, consigo e com sua comunidade; dica: evite ser extravagante!

3.Imagem e moda, está realizando um tele trabalho? ou mantém reuniões periódicas em home office? cuide da sua imagem profissional! Arrume-se adequadamente, faça a barba, mantenha a pele limpa, mantenha os cabelos limpos e bem penteados, para as mulheres, use maquiagem, mantenha sua alto estima em dia, se arrume para o trabalho, respeite e consolide sua imagem, prepare o ambiente, avise a família que vai iniciar uma transmissão, deixe tudo o que precisa por perto, evite interrupções, seja cortês e cumprimente os internautas durante a sua atividade virtual, o ambiente de trabalho só mudou de sítio, mas a instituição é a mesma, e nesta hora, o joio está sendo separado do trigo!

Use roupas comuns ao seu ambiente de trabalho, traje social por exemplo, afinal, uma vídeo conferência pelo fato de ser virtual, não deixou de ser um trabalho formal.

4. Cuidado com a comunicação verbal e não-verbal nas redes, sua imagem está em cheque, tudo pode mudar depois do seu bom ou mal desempenho nesse momento, é a hora da virada, estão todos de olho em você, portanto aproveite a oportunidade para se destacar. Não devemos fazer caras e bocas nas lives, em transmissões gravadas e ao vivo, mantenha a postura, o verbo de forma clara e objetiva, evite gírias, palavrões, palavras que denotem críticas ou avaliações maldosas, os gestos são muito importantes também, atenção aos exageros e também a falta deles.

5.Use suas redes para #ajudar a compartilhar campanhas de auxílio ao próximo, mostre-se solidário neste momento, isso ajuda a imprimir uma imagem positiva, empática e comprometida com o bem estar social.

6. Os códigos de convivência e boas maneiras continuam vigorando nesse momento, portanto, fique alerta, para não enviar mensagens em grupos de whatsapp e telegram depois das 22h, use o telefone para falar com alguém só em casos de emergência após esse horário, respeite a intimidade e privacidade dos seus colegas, amigos e familiares. Não é o fato de todo mundo estar em casa, que faz com que os bons hábitos e horários tenham mudado em função da pandemia, as crenças e rituais familiares permanecem os mesmos, será que nós devemos flexibilizar os padrões comportamentais usuais? Assim, também, lembramos que telefonar muito cedo também não é de bom tom, sugerimos após às 9 horas da manhã.

7. No trânsito, mais paciência por favor, evite buzinas, elimine palavrões, seja paciente, cordato, ceda a vez, respeite as preferências, dê vez ao pedestre, afinal, para que pressa?

Enfim, elogie mais, julgue menos, seja mais gentil consigo e com os seus semelhantes, use palavras carinhosas, conte até 10, respire fundo, vai passar!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page