top of page

O Poder do Hábito, uma releitura prática.


Todos almejam uma nova carreira, ou buscam a alta performance em diversos segmentos, sejam eles pessoais ou profissionais mas, como de fato alcança-los?

Não existe conquista sem batalhas, saídas do casulo e da zona de conforto.

O ser humano primitivo ainda habita em nós, e o senso de preservação nos leva a atitudes econômicas e muitas vezes "confortáveis", dependendo do ponto de vista.

Se largar no sofá após um dia estressante e se desligar do mundo olhando para tela do celular, ou da TV, parece uma fulga bem interessante, só que não!

Existe um universo de oportunidades que dependem exclusivamente da nossa tomada de decisão. Esse elefante rudimentar que usaremos como representante da nossa contextualização, é pesado, lento, e doutrinado para a sobrevivência. Ele pensa em armazenar energia, se poupar ao máximo para seguir essa viagem, contudo, regido pelo cérebro, aqui demonstrado por uma pequena formiga, que sentado acima de todo aquele volume, tem as rédeas nas mãos mas, em sua fraqueza física, na maioria das vezes não consegue fazer o retorno, ou dar um novo norte a esse imenso corpo.

É nessa síntese, contextualizada, que vamos analisar nosso comportamento e verificar algumas ideias e formas de fazer a mudança gradativa e planejada rumo ao sucesso e a prosperidade.

Se você me perguntar se é fácil, respondo: vai depender de como você vai encarar esse desafio, pensar fora da caixa! vamos lá? Lembre-se, a decisão é única e exclusivamente sua.

" 40 (quarenta por cento) das ações não são decisões, são hábitos!"


Segundo Charles Duhigg, no livro : O Poder do Hábito ( 2017, pág.14), vamos abordar três momentos: o surgimento do hábito, de forma bem prática, traremos ao leitor perguntas poderosas de como traçar do plano de ação, segundo, apontaremos cases de sucesso, e em terceiro, apresentaremos uma análise sistêmica social.

Se prepare para essa viagem rumo a mudança.

Acredite, hábitos podem ser mudados

Em busca da cura dos hábitos ineficazes:

  1. Identificar qual o seu objetivo de vida, algo que traga brilho nos olhos e uma força vital sobrenatural. Escreveu?

  2. Elaborar e implementar uma lista de pequenos novos hábitos, em que você possa de fato realizar, de nada adianta uma agenda organizada, listas intermináveis e promessas descumpridas, isso traz baixa realização então, seja consciente e dinâmico, imponha objetivos tangíveis, mesmo que seja um de cada vez. A satisfação de atingir um alvo é incrível! Continue no ritmo. Escreveu?

  3. Pratique esse novo hábito por pelo menos 21 ( vinte e um) dias seguidos, isso o ajudará a virar a chave.


Acredite no sucesso, veja alguns exemplos:

Você certamente ouviu falar ou acompanhou a carreira de Ayrton Sena, então, um homem determinado ao sucesso, disciplinado, obstinado à superação o tempo todo.

Sua meta não era somente vencer o seu oponente, era superar-se diariamente. Seu treinador mental, durante seus momentos de teste, sempre dizia que ele podia melhorar o tempo da volta nos treinos, isso mentalmente provocava no seu aluno, uma sensação de que não estava pronto, não havia atingido seu melhor, só que não! na verdade, a cada volta, Ayrton superava seu próprio recorde. A questão é: ele não sabia disso. Era um treino de exaustão.

O que aprendemos com isto? quanto atingir uma meta, nada de relaxar, é hora de colocar outra no lugar, e cada vez mais ousada. Siga em frente, foco, força e fé.

Por falar em fé, independente de qual seja a sua, caro leitor, informamos que sem ela, é quase impossível alcançar uma meta. Muitos coaching, psicólogos, psicoterapeutas e médicos, afirmam que os que tem uma religião, uma crença, um modo de ver a espiritualidade, tem um fator a mais nessa trajetória, pois, acreditam no sobrenatural, na força universal, em uma luz que os conduz à meta, mesmo com todas as dores, perdas, feridas que vão ficando no caminho, isso por que, para se atingir algo maior, é preciso renunciar a coisas menores, ou que não acrescentam. Pode observar, os que se dedicam nas férias, fins de semana, renunciam aos pequenos prazeres momentâneos, são os vencedores de médio e longo prazo, conquistando espaços e condições diferenciadas, "o sucesso não ocorre por acaso", já dizia o médico e escritor Lair Ribeiro ( 1996).


Análise sistêmica social

Você é o resultado dos hábitos e costumes das cinco pessoas que você mais convive. Socorro! Algumas pessoas podem ler e até se assustar, mas isso é verdade, diversos autores ao logo do último dois séculos expressaram isso de diversas formas.

Vamos pensar juntos. Se você foi criado em um lar cheio de crenças limitantes, e na escola foi tolido, e seu meio social não te oferecia uma visão fora da caixa, sua tendência ao conformismo é maior nestes casos. Isso não quer dizer que você não tenha possibilidade de cair fora do sistema que te foi imposto. Algum gatilho, alguma palavra, ou alguém que eventualmente você tenha tido contato, ou mesmo, um leitura, ou professora mais inspiradora, um parente que não se conformou, poderá servir de mentor nessa nova jornada, quebrar o paradigma, e isso cada dia é mais recorrente, mais pessoas se destacam em suas comunidades rompendo as previsões limitantes daquela família, bairro, ou comunidade. Seja uma dessas pessoas. Inspire, encante, supere essas barreira, elas não existem só depende de você. Decida ser melhor! Você tem livre arbítrio.

Acione os gatilhos, há diversas fórmulas, milhares, elas dependem exclusivamente dos seus anseios, o que você quer ser quando crescer?

Boa sorte!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page