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Valores, Atitudes e Satisfação com o Trabalho.


Diante de uma época que temos no mínimo três gerações profissionais, X, Y e Z, como manter o time?

A nossa análise parte do estudo da teoria da administração de Maslow, com olhar na teoria estática e a teoria das expectativas.

Teoria estática: observa apenas um ponto, sao orientados para o passado ou para o presente. Não preveem comportamento, contudo, oferece compreensão básica sobre o que energiza os indivíduos.

Apresentam necessidade de reconhecimento, especialmente, por aqueles que sejam importantes para suas vidas, tais como: prestígio, ego, autonomia e independência.

Por esses motivos é muito importante elogiar, dar Feedback constantemente, sugerindo saídas e enfatizando os pontos fortes.

Teoria das expectativas: Precisa acreditar que terá vantagens ao final da tarefa, caso contrário será perda de tempo. Ah! a recompensa precisa ser almejada pelo indivíduo. então nada de oferecer o que você quer dar, avalie primeiro. Então sua tarefa como gestor é investigar o que tem valor para o seu colaborador, por isso as recompensas precisam ser customizadas, nada de criar um prêmio comum a todos.

Vamos analisar?

Geração X ( 1965/1981): resistentes a mudança, preguiçosas, desprovida de ambição, agem contra as necessidades da empresa, também traduzidas como a geração com valores pessoais mais tradicionais, com ênfase na realização pessoal.

Geração Y ( 1980 / 2000): orientadas para o crescimento, moldada pela globalização, pela queda do consumismo e pelos computadores).

Geração Z (1995/2010): são pragmáticos, indefinidos, conversadores, selfies reais, ou seja, sem máscaras, espontâneos, comunaholics, transitam em vários lugares. Em síntese, as empresas precisam atuar de forma singular, acessível e ética.

Você sabia que uma parcela significativa dos nossos valores é aprendido durante a infância? e que sofrem influência dos nossos pais, professores, amigos e pessoas que participam da nossa órbita?

Desta forma os valores que possuímos são importantes para o nosso comportamento organizacional, mas como?

Eles são a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de ter grande influencia sob as nossas percepcões.

Então analisemos alguns tipos de valores:

a) Valores terminais: estão relacionados ao objetivo de vida, metas que devemos atingir durante a vida. Exemplo: vida confortável, emocionante, em paz, segura, obter reconhecimento social, sabedoria, etc.

b) Valores instrumentais: estão relacionados aos meios que usamos para atingir as metas. Exemplo: ambição, alegria, coragem, perdão, ser prestativo, honesto, criativo, independência, polidez, responsabilidade e autocontrole.

E as atitudes, o que diferem do aspecto valores?

Podem ser favoráveis ou desfavoráveis, estão relacionados a cognição , afeto e comportamento.

As atitudes podem ser evidenciadas através de; satisfação com o trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional.

Vamos investigar por exemplo um deles. Satisfação com o trabalho é a característica de alguns colaboradores que realiza as tarefas com alto índice de satisfação, relacionada ao envolvimento, ou seja, se interliga psicologicamente, considerando esse trabalho como algo valioso para si, passando a ser comprometido com a tarefa, com a empresa, com a instituição.

Mito ou ciência? felicidade e produtividade.

Organizações felizes são mais produtivas, através de seus líderes podemos medir a temperatura dessa afirmativa, a emoção, entusiasmo, resultam em competência , otimismo e alegria.

Para ser feliz no trabalho, é essencial que se descubra o seu real talento, a sua verdadeira missão, o que imprime em você velocidade, destemor, ousadia, que pode superar qualquer desafio, é ter sangue nos olhos, estar pronto para superar tudo em prol do encontro com o sucesso, mas o que é sucesso? bem, nós buscamos ele diuturnamente, ele não é estático, consegui algo ai atingi o sucesso, ele é algo contínuo e desafiador, algo que te impõe crescimento e partilha constante, não deriva exclusivamente do retorno financeiro, aliás, ele é consequência de um trabalho excelente.

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